terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O QUE É O SER HUMANO ?

O QUE  É O SER HUMANO ?

Por Nonato Nery

a origem do ser humano. o homem jamais é produto do acaso, como expõe a Teoria da Evolução, fazemos parte da criação divina. O ser humano foi feito conforme a imagem de Deus e é a criatura mais valiosa para Ele. Confira as principais características do homem. Uma célula é uma miniatura de ser humano. O ser humano é composto por milhares de células. Sendo assim : Uma célula é o ser humano antes , e o ser humano são milhares de células depois. Quem destrói uma célula , destrói um ser humano, pois impedi o seu futuro como ser humano totalmente formado por células. É violar um dos mandamentos de Deus: Não matar. Matar é pecado. Quem mata torna-se filho do pai dos matadores, que é o maligno e seus colaboradores. Todos nós cremos, a partir deste texto, que Deus criou o ser humano. Mas várias correntes científicas duvidam da existência de Deus e de toda a Sua maravilhosa criação, afirmando que todas as coisas, inclusive o homem, são produtos da evolução.
GÊNESES 1, 24 ELOHIM disse: "Produza a terra seres vivos segundo a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selvagens, segundo a sua espécie." E assim se fez. 25 Deus fez os animais selvagens segundo a sua espécie, os animais domésticos igualmente, e da mesma forma todos os animais, que se arrastam sobre a terra. E Deus viu que isso era bom. 26 Então Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastem sobre a terra." 27 Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher. 28 Deus os abençoou: "Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra." 29 Deus disse: "Eis que eu vos dou toda a erva que dá semente sobre a terra, e todas as árvores frutíferas que contêm em si mesmas a sua semente, para que vos sirvam de alimento. 30 E a todos os animais da terra, a todas as aves dos céus, a tudo o que se arrasta sobre a terra, e em que haja sopro de vida, eu dou toda erva verde por alimento." E assim se fez. 31 Deus contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era muito bom. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o sexto dia

Toda a criação de Deus é o mundo do ser humano. Assim afirmam os dois relatos da criação e o Salmo 8. Mas em que sentido o ser humano é a imagem de Deus? Como Deus confere ao ser humano essa correspondência? A partir da antropologia bíblica podemos ver que:  Em primeiro lugar o ser humano é fruto de uma intervenção de Deus. Há uma concessão de encargo que diferencia o ser humano do resto da criação. Ele é apresentado como um momento especial que coroa a ação criadora de Deus (Sl 8,6). Ele recebe responsabilidade (Gn 2,15ss) e poder de decisão (2,18-23).
 Em segundo lugar, Deus deixa claro a finalidade da decisão de criar um ser pessoal, segundo sua imagem. Tal ser deverá ter uma relação especial com o restante da criação (1,26). Deus cria e entrega ao ser humano sua criação. Este ser pessoal deverá estar sobre ela, numa relação de administração, cuidado e produção (2,15ss). O ser humano relaciona-se com a criação e através do uso dela e de suas descobertas em relação a ela, mantém uma permanente relação com Deus. Em terceiro lugar, a imagem de Deus é traduzida na relação que mantém com as criaturas, já que é uma relação de domínio. Ele reina sobre o universo produzido pelo poder criador de Deus. Mas aqui há um detalhe importante: este direito de domínio não lhe é próprio, ele reina enquanto imagem de Deus. Ele não é proprietário, nem tem autonomia irrestrita sobre a criação.
 Mas imagem de Deus traduz abertura à transcendência. Aqui estão dados os elementos que nos permitem entender porque faz parte da humanidade o abrir-se à transcendência e viver com ela. Há um deslumbramento permanente diante do absoluto, do sobrenatural e do mistério. Estamos diante de um ser que pode pensar o que não está aqui e agora, e que pode refletir sobre o que vai além da realidade factual. E é por poder pensar tais realidades que não podem ser vistas, que o ser humano enquanto imagem de Deus pode refletir sobre a eternidade e relacionar-se com o transcendente. Assim, ao ser feito imagem de Deus, o próprio Deus transfere à humanidade a capacidade de relacionar-se com Ele.  Esse ser humano de que fala Gn 1.26, que deve ser uma imagem de Deus, não é uma pessoa em particular, pois a continuação do texto fala que eles dominem. Estamos diante da criação da humanidade e o domínio do universo não é dado a uma pessoa, mas a comunidade dos seres humanos. Assim, ninguém pode ser excluído da autoridade de domínio dada por Deus à humanidade. Da mesma maneira, em Gn 1.27 temos uma outra característica fundamental dessa mesma humanidade: ela é formada por conjuntos pares. Para alguns teólogos, como Karl Barth, tal explicação de Gn 1.27b, de uma humanidade formada por pares, é apresentada por Deus “quase à maneira de definição”.  Logicamente, há uma intenção para que o texto bíblico aprofunde-se em tais minúcias. É a de apresentar como o universo criado deveria ser administrado: através da convivência de seres que se completam e se amam. Ou seja, esse ser plural só poderia exercer o domínio através da comunidade, completando-se como homem e mulher. Se toda a criação de Deus é o mundo do ser humano, há a total desmistização da natureza. Não há astros divinos, terra divina, animais divinos. Todo o universo pode tornar-se o ambiente do ser humano, seu espaço, que ele pode adaptar às suas necessidades e administrar. E como ele consegue isso? Através da cultura, enquanto processo social e objetivo de sujeição da natureza, e através dessa necessidade de expansão e domínio, pessoal e subjetivo, que é peculiar a todo homem e mulher livres.
O afastamento de Deus fez com que a humanidade perdesse sua capacidade de ser imagem de Deus viva e eficaz. Seu caráter inicial está distorcido e o mal perpassa todas suas ações. Assim, o ser humano lançou-se ao domínio de seus iguais, inclusive através do derramamento de sangue; suprimiu o equilíbrio e a mútua ajuda entre homem e mulher; mitificou a ciência e técnica; e lançou-se à destruição da própria natureza.
Cristo é “a verdadeira imagem do Deus invisível” (Cl 1,15 cf. 2Cor 4,4) e a Ele cabe fazer, a nível escatológico, aquilo que à humanidade tornou-se impossível. “Foi-me dado todo o poder no céu e na terra, por isso, indo, fazei discípulos em todas as nações” (Mt 28,18).

 

LEI DA BIOGÊNESE

Há aproximadamente 300 anos as pessoas acreditavam que a matéria inanimada se transformava em algo vivo, como pedras em sapos, milhos em ratos, etc. Acreditavam inclusive que qualquer carne em decomposição se transformava em verme ou rato. Essas idéias foram desmistificadas por dois cientistas e suas comprovações se transformaram na Lei da Biogênese, que é uma das mais básicas e principais leis da ciência. Os dois cientistas são o microbiologista francês Louis Pasteur e o médico sanitarista Walter Reed. Essa lei diz que somente algo vivo pode gerar ou originar outra vida, ou seja, um organismo vivo provém de outro SEMELHANTE (dois seres vivos de ESPÉCIES DIFERENTES criam uma vida ESTÉRIL, incapaz de se reproduzir, vou comentar mais sobre isso quando postar um tópico sobre genética). De acordo com essa lei, uma pedra não pode criar um girino, uma árvore não pode 'produzir' aves, a água não faz surgir peixe, ou seja, o inorgânico não pode produzir o orgânico. Se para a teoria da evolução a matéria (algo inorgânico) é eterna (algo controverso) e dela surgiu o que se diz vivo, é necessário observar esse fato para se ter credibilidade científica. Estou informando que a Lei da Biogênese pode ser observada, e nada na história foi sugerido que pudesse refutá-la.  De acordo com essa lei, uma pedra não pode criar um girino, uma árvore não pode 'produzir' aves, a água não faz surgir peixe, ou seja, o inorgânico não pode produzir o orgânico.  Para dar um gostinho (doce ou amargo, depende de vc), podemos encontrar da Bíblia, no livro de Gênesis, capítulo 1 e verso 26 o seguinte texto: 'Façamos o homem à nossa imagem e semelhança..." Independente da veracidade da Bíblia (outro tópico sobre sua credibilidade), é necessário apelar para a razão e verificar que essa afirmação concorda com a Lei da Biogênese, porque um ser vivo planeja criar outro SEMELHANTE, logo, dando-lhe plena capacidade para procriar, não deuses, mas seres semelhantes, humanos. Se o orgânico e o inorgânico têm a mesma origem, por não serem fundamentalmente distintos, surgiram de uma mesma fonte, que só pode ser Deus. Se a origem da vida não tem nada a ver com o ateísmo, os ateus correm o risco de estarem totalmente errados em sua filosofia de vida sem levar em conta a existência de um ser Supremo. Afinal de contas, o ateu só se tornou ateu depois que ouviu falar de Deus. Só seres vivos podem produzir seres vivos. Elohim vivo faz seres vivos.

Podemos descartar a teoria da evolução com pelo menos Três Leis, muito bem provadas pela ciência : a Lei da Biogênese e a da Causa e do Efeito:


A LEI HERMÉTICA -  A LEI DE CAUSA E  EFEITO
 Toda Causa tem seu Efeito; todo o Efeito tem sua Causa; Elohim Vivo é a Causa e o ser vivo é o Efeito. Todas as coisas acontecem de acordo com a Lei: o Acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei não reconhecida. Existem muitos planos de causalidade mas nenhum escapa à Lei. Este princípio hermético contém uma grande verdade que torna possível a compreensão de todas as leis que regem o nosso Universo: ele explica que nada acontece por acaso, que não existe o acaso, e que acaso é simplesmente um termo dado a um fenômeno existente e do qual não conhecemos a origem e portanto não reconhecemos nele a Lei à qual se aplica. Este Princípio Hermético é um dos mais polêmicos, pois também implica no fato de sermos responsáveis por todos os nossos atos. No entanto, este princípio é aceito por todas as filosofias de pensamento, desde a antiguidade. Não reconhecer esta Lei torna nulos os pensamentos filosóficos antigos ou atuais que subtraem os fenômenos do universo de uma Ordem cósmica imutável. A ciência às vezes não explica um determinado fenômeno, pois não sabe em que Lei ele se aplica, mas reconhece, no entanto, que precisa existir uma ordem para ele. A lei causa efeito é a lei que explica que a causa e o efeito têm uma relação. Por exemplo, quem semeia milho irá colher milho. É uma lei natural (da natureza). Se chove as plantas vão nascer, senão vão secar. Vejamos por exemplo, se eu quiser oferecer um presente a uma amiga, vou ter uma causa. Fazer a amiga sentir-se melhor é a causa. Quando oferecer a prenda à minha amiga, ela vai ter uma reação (que espero ser de felicidade). Essa reacção irá ser o efeito. Esta lei aplica-se a todas as áreas, incluído as áreas de gestão. Por exemplo se formos gestores de uma sapataria e se tivermos uma estratégia de diferenciação dos nossos produtos pela qualidade (causa), vamos ter melhores clientes (efeito). Desconhecer a Lei de Causa e Efeito é como dizer que algo (qualquer coisa materializada e existente) pode ser independente, pode ser subtraída de forma inexplicável desse universo fenomenal, pode não ser submetido à Lei Universal. Tal coisa seria então superior ao TODO? Ou seria o próprio TODO que se subtrairia a esta Lei? A existência de tal coisa tornaria então sem efeito todas as Leis Naturais e mergulharia o universo na desordem e no caos. Vocês imaginam o que aconteceria se de repente as galáxias, os sistemas solares, os planetas, tudo o que existe se subtraísse de repente a esta Ordem Invisível e começasse a enlouquecer? Mas vamos falar do ACASO. Esta palavra tem em sua raiz a palavra ‘cair’, (do latim ad-cado, verbo cadere=cair) que dá a idéia de que um acontecimento fruto do acaso ‘cai’ de repente, assim do nada, sem nexo nem ordem. É nesse sentido que normalmente empregamos este termo. Assim, podemos dizer que se você jogar os dados ao ‘acaso’ eles caem de qualquer maneira, sem nexo nem ordem. Mas sabemos que jogadores experientes (e mesmo matemáticos) conseguem prever com uma certa lógica a seqüência na própria queda dos dados. Existe uma espécie de seqüência que faz que eles caiam de uma determinada maneira. Difícil de se compreendida, mas existente. Então, não existe acaso. Tudo obedece à Lei. Sempre há uma Causa e um Porquê para todos os acontecimentos. Bem, mas no nosso caso, vamos examinar o que chamamos de Lei do Carma, à qual atribuímos todos nossos males e que tanto nos faz sofrer, inutilmente. Muitas vezes escuto a pergunta: Mas para que serve a Lei de Causa e Efeito se a Causa acontece numa encarnação e o Efeito na outra? Não vou me lembrar mesmo! Bobagem! Nós lembramos, ou melhor, nosso espírito lembra. Nossa mente racional não quer acreditar na intuição, intuição essa que é fruto da sugestão que o espírito nos transmite. E o espírito SABE! Nós é que não escutamos! Nossa mente (que os cabalista chamam de Lúcifer pois ela nos trai com seus pensamentos racionais) não quer dar ouvidos à nossa intuição, vinda do nosso EU INTERIOR. Assim, nada acontece sem uma Causa, ou mesmo sem uma cadeia de causas. Nossos atos ordenam a eventualidade dos futuros acontecimentos, assim como eles são o fruto dos acontecimentos precedentes. Nenhum evento cria outro; ele faz parte simplesmente de um elo precedente na grande cadeia ordenada de eventos procedentes da energia criativa do TODO (O Caibalion).

O CÓDIGO GENÉTICO

O código genético é, de certa forma, a chave da Biologia Molecular, cuja unidade básica é a célula. Que é constituída de moléculas inanimadas, de macromoléculas, que funcionam como unidades estruturais, reservatórios de energia, repositórios de informações genéticas e como moléculas especiais para controlar os processos que mantém a célula viva. Os quatro tipos principais de macromoléculas (ácidos nucléicos, proteínas, polissacarídeos e lipídios) tem funções idênticas em todos os tipos de célula e se organizam em conjuntos supramoleculares. Proteínas formam o principal constituinte dos organismos vivos. Suas principais funções são: controlar o metabolismo e liberar energia (enzimas); defender o organismo de corpos estranhos (anticorpos); definir e manter a arquitetura da célula (elementos estruturais); carregar moléculas ou íons dentro da célula (mecanismo de transporte); coordenar e dirigir os processos químicos da célula (reguladores metabólicos). As proteínas são o produto final da informação genética. Todas as proteínas possuem duas características estruturais em comum: contém apenas vinte diferentes tipos de aminoácidos e são polipeptídios. Código genético é a relação entre a seqüência de bases no DNA e a seqüência correspondente de aminoácidos, na proteína. Ele é equivalente a uma língua e é constituído basicamente por um dicionário de palavras, a tabela do código genético e por uma gramática, correspondente às propriedades do código, que estabelece como a mensagem codificada no material genético é traduzida em uma sequência de aminoácidos na cadeia polipeptídica. O código genético forma os modelos hereditários dos seres vivos. É nele que está toda a informação que rege a seqüência dos aminoácidos codificada pelo encadeamento de nucleotídeos. Estes são compostos de desoxirribose, fosfato e uma base orgânica, do tipo citosina, adenina, guanina ou timina.

Características Bíblicas do ser humano
Gn. 2, 7- O homem é pó (partículas de terra seca) Sl. 103: 14; 1Co. 15: 48: ?Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais terrenos; De 50 anos para cá, a ciência comprova que pelo menos, 15 elementos químicos encontrados na terra, são encontrados no ser humano. Is.,45: 9  O Ser Humano é caco de barro ? só se pode fazer duas  coisas com o caco de barro: jogar fora ou amassar e fazer um vaso novo. O diabo quer jogar o ser humano fora, mas Adonai quer transformá-lo em um vaso novo, para a glória e louvor do Seu nome! Sl 39, 5 a vaidade perigosa é aquela que prejudica os nossos relacionamentos com Deus, que impede uma comunhão maior com o Senhor. Somos a imagem de ELOHIM – Adonai têm alguns nomes que caracterizam o Seu caráter, aquilo que Ele é e o que faz; foi usado um nome no original, em Gn. 1,26  Elohim - substantivo que indica pluralidade de pessoas (Pai, Filho e Espírito Santo). Significa que Elohim é um ser pessoal e fez o ser humano,  um ser pessoal (imagem e semelhança- inteligência, sentimentos e vontade própria). A humanidade é a imagem de Elohim, Gn 1,27 E criou Elohim o ser humano à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. A imagem de Elohim compreende macho e fêmea, é um ser assexuado (Espírito); a imagem de Elohim é intransferível à sexualidade do homem ou da mulher - o homem masculino é pessoa, a mulher feminina é pessoa, e ambos são a imagem de Elohim. Encontramos na Bíblia substantivos masculinos e femininos para demonstrar a personalidade de Elohim - Ele é chamado de Pai, Rei e Pastor; na linguagem simbólica (antropomórfica), Adonai é comparado a mãe que protege seus filhos – Sl 91, 4; Mt 23,37. Sendo a imagem de Elohim, somos diferentes; e sendo diferentes, somos superiores a todas as coisas criadas - Cérebro humano - a estrutura mais complexa do universo - ele possui dez bilhões de células nervosas, cada uma entre dez e cem mil ramificações interligadas, chegando a aproximadamente um quatrilhão de ligações - maior do que qualquer sistema de comunicação no mundo. 
Algumas verdades fundamentais
 O Satanás nos odeia - porque somos criaturas de Elohim e a coroa da Sua criação. Hoje, por uma questão de queda, somos inferiores aos anjos, mas quando Mashiach, que é a nossa vida, se manifestar, estaremos acima deles. O diabo, que foi um ser criado em perfeição, um querubim ungido, um anjo de luz magnífico que levou 1/3 dos anjos com ele, quis ser maior que Deus e foi expulso da Sua presença, não suporta ver o homem que já nasce pecador, que sofre, sente dor, escolher servir a Deus dizendo não ao pecado, não a tentação.
A carne é fraca (natureza humana)- Mt 26, 41: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o Espírito está pronto, mas a carne é fraca.? Jamais devemos brincar com a nossa natureza pecaminosa; Paulo diz em 1Cor 6,18: Fugi da impureza. 2Tm. 2,22: Foge, dos desejos da mocidade; Um homem com uma demonstração visível e poderosa do Espírito Santo no Antigo Testamento: Sansão Juízes 13,1-16,31: Tentou brincar com a carne e caiu; tudo o que atrai a nossa carne devemos fugir.
Jeremias 17: 9,10 - ?Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.? O nosso coração (sede das emoções e sentimentos) é enganoso. Devemos tomar cuidado com as nossas emoções. A soberba :uma coisa que aborrece muito a Elohim: Pr 6,16; 16,18; 2Cor 10,17s; Jr 9,23s. Cuidado com a soberba!  Rm 14,12; Lc 12,2; Hb 4,13: De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Elohim. Teremos que dar conta de todas as coisas perante Deus, por tudo que fazemos. Somos especiais para Deus! Mc 6,16; Mt 10,30s. Temos muito valor para Deus porque Ele nos amou de tal maneira e colocou o Seu coração sobre nós – Rm 5,8: ?Mas
Ø Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores. Aquele que cria, estabelece a norma - Deus estabeleceu uma norma para que a criatura se encontre com o Criador: a única maneira do homem se relacionar com Deus - 1Tm 2,5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Ieshuah, homem Jo 14,6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Quando o homem aceita a norma do Criador, ele deixa de ser criatura e passa a ser filho; e, sendo filho, ele é herdeiro com Cristo! ?Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai(Rm 8,15); Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Mashiach; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados( Rm 8,17).
Uma das provas da existência de ELOHIM: Todo  o ser humano nasce com três necessidades, três vazios: pai, mãe e Deus. Agora, se o ser humano  tiver um vazio de pai outro homem preenche, um vazio de mãe: outra mulher supre e o vazio de Elohim, Só Adonai preenche todos os vazios da vida humana! Porque só Deus completa em plenitude o ser humano e a si mesmo. O ser humano vazio de Adonai se mergulhado no vazio existencial, tenta substituir o vazio de Elohim por todas as coisas: devassidão, pedofilia,drogas,  consumismo, violência, vícios, ganância a qualquer custo,sucesso, poder de dominação; injustiça, corrupção, libertinagem, infidelidade etc.  Só Adonai  completa a si mesmo e  preenche o vazio do ser humano  - Sl 139; Jo 6,68; 15,1-17. TODO SER HUMANO PODE VIR A SER MELHOR.

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